Dúvidas sobre a filiação > FAQ

Como se filiar?
São, basicamente, duas opções:
1) Pelo site.
2) Pessoalmente, no Diretório Estadual ou no Diretório Municipal correspondente ao seu domicílio eleitoral.



Informações detalhadas sobre o processo de filiação e confirmação da mesma.
Pelo site: Uma vez preenchido o formulário de pré-filiação, as fichas de filiação serão enviadas ao domicílio do cadastrado, que deverá preenchê-las, conforme dados do último canhoto de votação, assinar e remeter ao Diretório Estadual. Os dados do filiado serão encaminhados ao Diretório Municipal correspondente a seu domicílio eleitoral e, posteriormente, ao cartório municipal. Fica, então, concretizada.

Pessoalmente: Os dados do filiado serão encaminhados ao Diretório Municipal correspondente a seu domicílio eleitoral e, posteriormente, ao cartório municipal. Fica, então, concretizada.



O que é preciso para se filiar?
Ser maior de 16 anos e portador de título eleitoral. Se estiver filiado a outro Partido, deve solicitar ao mesmo desfiliação.



Quais as obrigações do filiado, inclusive as financeiras?
O Estatuto do PSDB, disponível em nosso site, em seu Capítulo IV, art. 14 e15, trata Dos Direitos e Deveres dos Filiados.

A participação ativa no Partido, em reuniões, seminários, manifestações ou quaisquer outras formas que o momento político indicar é fundamental. Acrescente-se a isso que os Partidos vivem de dois tipos de contribuição financeira: o Fundo Partidário, que varia de acordo com a representação no Congresso Nacional; e a contribuição de seus filiados, garantida sua possibilidade pessoal de fazê-lo.



Como participar ativamente?
O PSDB tem Diretórios Municipais organizados na quase totalidade dos municípios do Estado do Rio. Cabe a cada um convocar reuniões sistemáticas para discutir assuntos de interesse político do próprio Partido e de seus filiados.


O Diretório Estadual tem reuniões semanais com pauta determinada pela conjuntura política.

O Instituto Teotônio Vilela – órgão do PSDB – tem por finalidade organizar estudos, pesquisas, cursos, seminários para formação política. O ITV-Rio tem programação até o final de 2005.

Outra forma de participação é pelos movimentos organizados: Juventude do PSDB e PSDB/Mulher, cujo site é www.psdb-rj.org.br/mulher. Os dois movimentos promovem cursos e reuniões.



Informações para aspirantes a cargos eletivos.
Há necessidade de pelo menos um ano de filiação partidária antes da data da realização das eleições, segundo as regras eleitorais em vigor. Além disso, é importante o conhecimento do ideário social-democrata e têm sido feitas atividades como palestras e seminários para melhor preparar os candidatos.

 

voltar