Home Mídia Artigos “Reforma busca maior legitimidade na representação político-partidária”, por Aécio Neves
“Reforma busca maior legitimidade na representação político-partidária”, por Aécio Neves PDF Imprimir E-mail
Escrito por Aécio Neves
Seg, 15 de Maio de 2017 16:29

Artigo publicado na Folha de S. Paulo em 15/05/2017.

aecio-neves-15052017

A política nunca esteve tão dissociada da vida dos brasileiros. O país só vai mudar, avançar, superar suas dificuldades, quando a atividade política conquistar o reconhecimento da sua legitimidade. E, para isso, precisamos de mudanças concretas e rápidas.

Hoje as decisões tomadas pelos governantes estão distantes dos anseios dos governados. Os eleitores não se sentem representados nas câmaras de vereadores, nas assembleias legislativas, no Congresso, no Executivo. É assim no Brasil, tem sido assim também em muitos lugares do mundo.

Esse divórcio distorce o exercício de poder, alimenta a corrupção, contamina a construção de consensos, desestimula a participação da população e alimenta conflitos desnecessários. Sem maior interação entre governo, política e sociedade, a democracia fenece.

Acaba de ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara uma Proposta de Emenda Constitucional de minha autoria e do senador Ricardo Ferraço que estabelece novas regras para funcionamento dos partidos políticos e veda a possibilidade de coligações partidárias nas eleições proporcionais.

Clique aqui para ler a íntegra do artigo.

BANNER-ELEITOS-02-2016-RJ