Home Mídia Notícias Dia Nacional do Escotismo é aprovado na Comissão de Educação
Dia Nacional do Escotismo é aprovado na Comissão de Educação PDF Imprimir E-mail
Qui, 01 de Junho de 2017 16:15

Deputado federal Otavio Leite, autor do PLC 69/2016, institui o dia 23 de abril como Dia Nacional do Escotismo.

02-otavio-leite-escoteiros-pl-dia-nacionalA Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (30) projeto (PLC 69/2016) que institui Dia Nacional do Escotismo, em 23 de abril. O relatório pela aprovação foi elaborado por Fátima Bezerra e lido por Pedro Chaves (PSC-MS). O projeto segue para exame do Plenário do Senado Federal.

A senadora lembrou, em seu relatório, que o dia 23 de abril é considerado mundialmente o "Dia dos Escoteiros" , por ser também o dia de São Jorge, visto pelo movimento como um exemplo de coragem e determinação. Ela também chama atenção para a ampla inserção que o escotismo alcançou na sociedade brasileira, desde 1924 (quando foi criada a União dos Escoteiros do Brasil) até os dias atuais.

Na justificativa original apresentada na Câmara dos Deputados o autor do PLC 69/2016, deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), afirma que "o Movimento Escoteiro é propagador do altruísmo, da lealdade, da fraternidade, da responsabilidade, do respeito a si mesmo e da disciplina perseverante", merecendo, portanto, destaque na pauta nacional.

Segundo o deputado, o Movimento Escoteiro é baseado em um sistema de valores que visam a desenvolver o senso crítico, a criatividade, a participação, o contato com a natureza e a espiritualidade.

"É um movimento de educação não formal, não faz distinção de credo, gênero ou etnia e não se vinculam a partidos políticos, embora ofereça todas as oportunidades para o pleno desenvolvimento da cidadania ativa, através das diferentes formas de capacitação pessoal e da equipe", disse Leite.

Dia Nacional do Escotismo é aprovado na Comissão de Educação

BANNER-ELEITOS-02-2016-RJ